Além de promoverem o ecoturismo, as trilhas ecológicas constituem espaços de valorização e sensibilização para a preservação e conservação dos recursos naturais. Nesse contexto, o presente projeto teve como objetivo principal criar material de educação ambiental sobre a Pedra Branca, em Conceição das Pedras, utilizando-a como modelo para gerar dados sistematizados em um caderno pedagógico interdisciplinar voltado ao Ensino Médio, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse recurso pedagógico foi pensado para apoiar gestores e docentes da rede educacional, possibilitando sua utilização em diferentes disciplinas. Do ponto de vista metodológico, o trabalho envolveu o detalhamento da trilha eleita para estudo por meio de geoprocessamento, classificação ambiental, desenvolvimento e aplicação de índice de qualidade ambiental, além da análise microbiológica da água com foco em recreação e/ou consumo. Os resultados foram compilados no Caderno Pedagógico TrilhaZ – Volume I Pedra Branca, que integra conhecimento científico, educação ambiental e práticas pedagógicas interdisciplinares. O material, elaborado em diálogo com docentes da Escola Estadual Antônio Carlos, em Conceição das Pedras - MG, reúne seis atividades interdisciplinares, apresentadas em versões específicas para professores e estudantes. A proposta educacional conduz os alunos por um percurso que parte da experiência em campo até a aplicação prática de saberes em um ambiente natural, conectando diferentes áreas do conhecimento: Matemática, Português, Inglês, Artes, Educação Física, Química, Biologia e História.