O bioma Mata Atlântica abriga grande quantidade de espécies exclusivas (endêmicas) e a maior parte da população humana do sudeste brasileiro. Trata-se de um bioma protegido por lei ambiental específica (Lei de Nº 11.428, de 22 de dezembro e 2006), dada a sua atual condição de degradação e relevância biológica e social. Embora amplamente conhecida, a degradação da Floresta Atlântica ainda é um problema atual, e parte deste paradigma pode ser atribuído à perda de percepção quanto à relevância dos elementos bióticos e abióticos pela sociedade, que se torna cada vez mais urbanizada e distante da fauna e flora que a rodeia. Neste sentido, envolver a população com o conhecimento a respeito da flora do ambiente que tiveram contato pode ser um elemento chave para ações de conservação e planejamento ambiental. A Serra da Mantiqueira constitui um importante ponto de partida para ações de disseminação de conhecimento biológico, dada a sua relevância biológica e o seu potencial turístico. Este projeto objetivou disseminar conhecimentos científicos sobre a flora da Mantiqueira, que ocorrem na vegetação circunvizinha de Itajubá. Para alcançar este objetivo, a equipe atuou com dois objetivos principais: a) Contribuir para a disseminação de conhecimento científico sobre a flora da Serra da Mantiqueira, por meio de uma coleção botânica definitiva de exsicatas (plantas preservadas); e b) Produzir e divulgar material didático digital para alunos do ensino básico e fundamental. A coleção botânica conta com espécimes em estágio reprodutivo, em uma trilha pré-estabelecida nos limites da Serra da Mantiqueira, identificada e devidamente preservada no Laboratório de Botânica da Unifei. A divulgação, por sua vez, acontece por meio de exposições da coleção botânica, de livretos montessorianos feitos a partir dos dados coletados e disponibilizados em formato digital. Como apoio a estas iniciativas, são feitas postagens em site e redes sociais do projeto TrilhaZ. Fizeram parte da equipe executora, pesquisadores convidados da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Universidade de São Paulo – USP e também da EMBI Montessori School. A ação corroborou a criação do grupo de extensão Plantas Mantiqueira, ativo desde 2023 na UNIFEI. Acesse o Instagram do grupo e conheça mais a respeito.
Período de execução: 01/04/2022 a 31/12/2022Local de realização: Serra da Mantiqueira, municípios de Delfim Moreira e Piquete (Maciço Rochoso dos Marins e regiões limítrofes)
Vinculação institucional
O projeto articula-se com as ações PJ100-2022 (Divulgação Botânica: Flora da Mantiqueira) e CR038-2022 (Percepção Botânica e TrilhaZ de Aprendizagem), devidamente cadastradas na Pró-Reitoria de Extensão da Unifei.
Equipe
Coordenação
Prof. Hisaias de Souza Almeida
Coordenação adjunta
Técnica Tania Aparecida de Souza Barbosa
Colaboradores Externos
Anne Louise Scarinci PeresEvandro Luiz Mendonca MachadoJosé Eduardo Barbosa Del-Ducca dos Santos
Estudantes Bolsistas
Daiane Araujo CoghiMaria Caiane Lino de Souza
Estudantes Voluntários
Ana Luiza DominguiteIsadora de Cássia BragaWellington Fabiano Santos de Oliveira
Mídias deste projeto
Publicações científicas deste projeto
Coleção Botânica - Foram incorporados no Herbário Plantas Mantiqueira (HM) 73 espécimes de Angiospermas coletadas durante as expedições ao Pico dos Marins. Os dados desta coleção podem ser digitalmente acessados na Plataforma JABOT partir deste link. Livreto Montessoriano Amarillis - A partir do material coletado, foi selecionado o exemplar botânico que melhor representa os campos de altitude do Pico dos Marins. A espécie escolhida foi a Hippeastrum molerianum e, a partir dela, foi produzido um livreto Motessoriano para ser utilizado na educação de botânica para alunos do ensino fundamental do 1º ao 3º ano. Acesse aqui o material.